domingo, 11 de abril de 2010

Passeio Bemposta - 2010






Boas!

Fim de Semana passado em Tras-os-Montes, mais uma vez passeamos por tão belas terras transmontanas, sem duvida alguma um passeio de BTT do melhor.



Os terrenos áridos e húmidos ao mesmo tempo, fazia-nos sentir que estávamos em "casa" no nosso quintal, foi curtir ao máximo, era lama, água, e pó tudo ao mesmo tempo, deu para curtir o máximo da maluquice de andar nos regos dos caminhos cheios de água, até ouvimos uns piropos!! "...é mesmo Kunalama!!!" do melhor, eu e o Mário era sempre a abrir, e foi assim até Mogadouro, local do 1º reforço alimentar, nada de novo... era um reforço como tantos outros, em passeios por onde já pedalamos.
Nós queríamos era o ultimo reforço, o tão esperado reforço com todo o tipo de produtos locais... esperávamos com ansiedade, pedalávamos com grande vontade, fazíamos medias de 17km/h e já com mais de 1000 de acumulado, e assim chegado o tão esperado reforço, lá desfrutamos todas as iguarias locais... hum de lamber os dedos... do melhor! e a partir desse momento baixamos a media para 9/10km/h ...do pior, até tive dor de "burro" estava cheio até a rolha!! aquele presunto estava divinal, como as costelinhas, muito bom, e as alheiras! ...hum! the best!
Pró ano se houver disponibilidade lá estaremos, novamente, os KUNALAMA não perdoam coisas destas... bons trilhos e paisagens fantásticas...

Do melhor.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

3ª Travessia 1 Dia PENAFIEL-FÁTIMA 2010








Boas!

Desta vez afinamos datas para a Travessia a Fátima, por forma a garantir o máximo de participações dos Kunalama.

Deixamos que a Primavera aparecesse, que o horário de Verão chegasse, e partimos para mais este desafio, se na travessia de 1 dia em 2008, eu e o Joaquim Dias arrancamos ao fim da madrugada (5h30m) desta vez a pedido de varias "famílias Kunalama, lá arrancamos antes da madrugada, 0h00 do dia 2 de Abril já sexta feira, ...afinamos toda a logística, e com um atraso de 1h10min lá iniciamos esta nova aventura, esta teria de ser completada em menos de 1 dia... por isso nunca seria possível arrancar antes da maia noite de sexta feira!! já com mais de 1h de atraso, partimos para a aventura, onde se iria testar o físico de alguns menos habituados.

Dos 6 a partida... (e 6 a chegada...também)bartes -13-, Sérgio Arq., NTEL, Quim Siemens, Filipe e Pedro F., 3 estavam em testes das suas recentes aquisições "Faróis de longa duração", o Quim ao não ter a certeza da potencia das mesmas, acabou por levar não 1 nem 2 nem mesmo 3, mas sim 6... sim 6 "Faróis" chegamos a confundir o Quim com um jipe que ali vinha!!! pelo menos eu tive esse lapso pelo menos 2 vezes, "-Pessoal!!! vem ai um caaaarrrrrrrrooooo!!!" ...afinal era mesmo ele!
Bem, iniciamos em direcção a ponte de entre-os-rios, onde tivemos a companhia das famosas velinhas todas elas acesas, tinha sido a famosa procissão das induências, momentos antes, seguimos para Serdoura, Pejão, ascendemos aos 450mts, por 2 vezes antes de chegar a Oliveira de Azeméis, já com 50km nas pernas e uns bons 1000mts de acumulado a temperaturas de cortar a respiração, uns bons graus negativos quase de certeza... pelo menos no meio da serra antes de Oliveira, ai, uma pequena paragem, e o bastante para voltar a arrefecer, a custo voltamos a aquecer, entrados na N1 foi pedalar até Anadia sem grande stress, o pior já estava ultrapassado, apenas lamento o frio primaveril que se apanhou durante toda a noite até a primeira grande paragem, pequeno almoço as 6h45min em Mala Posta a 8km da Mealhada.
Uns pães com chouriço a estalar, quentinhos, acompanhados por umas bebidas energéticas a mistura e meia hora depois, voltávamos a estrada, era hora de acelerar o ritmo até Coimbra. Na Mealhada encontramos o nosso apoio logístico, o Toni com o carro do Quim, em Coimbra tiramos umas fotos na Cidade que havia acordado meia cinzenta, com uma chuvinha miudinha, mas nada que não passa-se com o inicio da subida á saída da Cidade de Coimbra. Uns puxavam os outros, algumas mazelas já molestavam muitos de nós, o frio da noite fez umas quantas moças, mas nada que o prazer de pedalar até Fátima nos fazia esquecer essas dores naturais de quem não está nas melhores condições físicas, mas a mente é mais forte, até Pombal foi sempre a abrir!!! assim chegados a Pombal, saímos para os caminhos de peregrinos até Fátima, já faltava menos de nada! mais relaxados na estrada, pois o transito já ficava para trás e bota!! a parar para comer umas boas fêveras grelhadas e umas Coca-Colas e umas Pretas a mistura, relaxamento era a palavra de ordem.
Partimos para a parte final, subida final era o que poderia incomodar mais, mas a diversão já nos acompanhava, brincadeiras e picanços entre nós eram feitos para descontrair, é sempre mais fácil levar o esforço até próximo dos limites, gostei especialmente de toda a camaradagem entre nós Kunalama em grande as 15h descíamos para o santuário de Fátima, fotos da praxe e hora de um bom banho nos balneários do santuário.
Mais uma travessia a malucos, fica para recordar mais tarde os malucos que somos todos.
205km a medias a rondar os 20km/h mais coisa menos coisa!!!
2000mts de acumulado e muita alegria na chegada de todos os que partiram horas antes das Termas-Penafiel.

Abraços

bartes -13-

Mais FOTOS AQUI