quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

III Assalto ao Caramulo 2010

Boas!

A convite dos Cagareus, lá me fiz a estrada para participar na conquista do Caramulo.

Vila Nova de Monsarros, pequena localidade, em formato de aldeia, convidava os cagareus, a minha presença para este "assalto ao Caramulo", desta feita e pelo 3º ano, eu não poderia deixar de estar presente.

Armei-me até aos dentes, preparando para este "assalto" foi fantastico, eu parti de Monsarros, havia partidas de "talhadas" "Viseu" "Tondela"... sei lá, eram centenas de "assaltantes", com o mesmo intuito, a Conquista de mais um belo dia de BTT, foi difícil, mas finalizei o "assalto ao Caramulo" ultrapassando difíceis obstáculos, a neve o frio a chuva o sol... foi um pouco de tudo.

Temos vários locais fantastico, este é mais um, Serra do Caramulo 1076mts de altitude, últimos 30/40mts são feitos por escadas a pique até ao Miradouro, lindas vistas, excelentes paisagens cobertas de um belo manto branco.

O percurso foi rolante a subir e a descer, algumas subidas técnicas, mas nada de mais, só os últimos km (3/5km) antes da subida final eram feitos num excelente single track, soberbo com o manto branco.
A descida foi feita a bom ritmo, percurso descendente, também ele rolante e muito bonito nos 10/15km finais, as vezes parece que estamos longe de tudo, e ali tão perto!!

Fantástico, a companhia do Amigo "SuperFraquinho" Tozé, mesmo espírito, excelente rolador, boa onda, ...és dos meus! amigo!

...descrição do Tozé...
"Antes das 8:00 mais de 70 corajosos, incluindo 3 senhoras, estavam prontos para arrancar comandados pelo general António Faísca.

Os primeiros 20 kms foram feitos em grupo num ritmo mais baixo onde os mais rápidos esperavam pelos mais lentos.
Á medida que se ia subindo, a temperatura ia baixando e acabei por me separar do pelotão e formei equipa com Bartes dos Kunalama que me acompanhou durante todo o percurso.

Foi o companheiro ideal pois como eu gosta de registar estes momentos e isso provam as mais de 220 fotos e videos captados.

Os 36 kms de subida foram essencialmente longos pois nunca houveram subidas realmente técnicas ou duras a ponto de ter que desmontar. As subidas mais duras eram curtas e as mais leves eram longas e em estradões. Apenas os últimos 3-5 kms foram mais críticos, realizados em single tracks cheios de neve, gelo, água e pedras escorregadias. Aí sim foi necessário desmontar para evitar algum tombo. Chegados ao topo tivemos que subir por escadas até o miradouro onde um marco geodésico marcava os 1076 metros de altitude.

Foi uma aventura gelada mas onde felizmente praticamente não choveu. Não houveram percalços técnicos nem quedas.

Para a descida troquei de luvas (neopreme de mergulho - gostei), coloquei uma máscara de esqui e vesti uma camisola adicional.
A descida foi praticamente sempre a curtir e aqui e ali existiam umas ligeiras subidas, óptimas para nos mantermos quentes.

O saldo desta aventura é muito positivo. Conheci pessoas novas, tão ou mais malucos do que eu, vi paisagens deslumbrantes e foi mais um dia em que a prática desportiva ganhou ao sofá.

RESUMO: 70km, 1700m acumulado, partida às 7h54, chegada 16h14. 8h20 de viagem (5h15 a pedalar). Track aqui. "

SUPERFRAQUINHO vs KUNALAMA

in ASSALT of CARAMULO - Atack


obrigado...Super Fraquinho!!

abraço

bartes -13-

Sem comentários: