sábado, 9 de maio de 2009

"Conquista de Roma" Sicó á vista!!!













Boas!

A conquista estava marcada para 9 de Maio 2009, a muito que esperava por esse dia!, fantastico dia por sinal, BTT em formato de desafio bem diferente do que é normal, embora a meu gosto, sem fitas e sem lixo, o mais engraçado é que os "amigos" BTTralhos não se esqueceram de surpreender! Banho quente... Reforços... as Laranjas, Agua, sei lá... perfeito para quem queria uma conquista digna de grandes "Gladiadores" Romanos!! foi o que acabamos por ser, no meio de tao belas paisagens lá conquistamos Roma!

A frente de batalha começou as 8h30m mais de 70 bravos, os guerreiros "Kunalama" ajudaram á conquista, eu "bartes" e o "Mota" sem duvida uns valentes Guerreiros das trialheiras principalmente na Serra de Alvaiázere, Vale do Rio Seco e serra de Sicó, Foram 125 kms de braveza e boa disposição.

Ascenção na Serra de Alvaiázere, levou-nos ao primeiro teste, terreno essencialmente duro e por vezes bastante técnico, deslumbrante as suas paisagens, excelente trilho acompanhado de uma brutal descida, velocidade em alta rotação, mas sem descurar o trilho, se não seria fatal! sem duvida uma primeira parte fantástica, rolavamos em ritmo de grandes "Gladiadores" até ao Vale do Rio Seco, por sinal um dos melhores singles a beira "rio", deixava prever um final fantastico, com mais 4 "picos" pela frente, em formato de 2 valentes paredes!! seguimos sem deixar que o corpo arrefecesse.

Os Km feitos pelo caminho de Santiago (inverso Fátima) foram excelentes, o vale é Silencioso, Ambientes belos, locais abrigados do próprio Mundo! e depois de deixar o Rabaçal, esses caminhos ficavam para uma outra altura, ou seja estávamos a pedalar cheios de vontade, deixávamos muitos Guerreiros na retaguarda, quando acontece um ataque "inimigo", o Desviador de um "Kunalama" deixava de funcar!! e para piorar sabotaram a câmara de ar traseira, estávamos a ficar mais preocupados, mas sabíamos que tínhamos ainda guerreiros na retaguarda, e isso deixou-nos descansados a remendar e recuperar a "Arma" de ataque!! foram mais de 10 picos, quase um hora de luta árdua para deslindar a coisa! mas valeu a pena!

A partir do km75 já só faltava um grande assalto, a serra de Sicó, como o nome era assustador, mas não foi por isso que resolvemos amedrontar a coisa, decidimos o mesmo que nos levára a estar presente na conquista, soubemos impor um ritmo mais baixo, sabíamos que mais tarde ou mais cedo a chuva iria voltar, mas agora com mais intensidade, juntamos forças e conquistamos a bendita e bela serra de Sicó, single a vista, aí foi tempo de não arriscar, para não morrer em combate, seguimos com grande precaução até ao Pombal, ai sim sabíamos que "Roma" já era nossa, foi tempo de descomprimir e pedalar em medias baixas e desfrutar já um pouco do dia que estávamos a passar, sem duvida um dos melhores dias de BTT de sempre.

Foram 128,5kms 2400mts de acumulado 9h30m a pedalar por uma causa justa, "Sem Fitas e Sem lixo" lema levado a serio pelos Desafiadores BTTRALHOS, Vermoil é hoje uma terra de grandes conquistas!! parabéns para tão fantásticos Desorganizadores de Eventos BTTistas... PARABÉNS!

KUNALAMA são uns verdadeiros conquistadores!

Abraço

bartes -13-

sábado, 2 de maio de 2009

Á Conquista da Serra da Freita










Boas!

Freita... até que enfim foi conquistada!

Pois é, já lá tinha feito a incursão, mas tinha sido atalhada na "Mizarela" devido ao mau tempo!
Desta feita foi conquistada a Freita pelos "Kunalama" ...esses malucos das trialheiras!!! eu, o Vítor e o Joaquim, sem duvida a companhia ideal para um excelente track que o amigo "Sílvio Ferraz" me tinha enviado.

8h15 da matina e já nos fazíamos a estrada a caminho da "Freita", Merujal foi o ponto de partida, o tempo ajudava a um belo dia de empeno e bastante ensolarado, Parque de Campismo de Meruja ficava para trás, e o inicio já estava em marcha enquanto passava a mensagem de que a chegada a aldeia da "Ribeira", e a sua subida a "Mizarela" seria sublime e de um esforço brutal! é um local que não deixa ninguém indiferente, a excelência da paisagem ficava na retina, mais umas fotos e siga em frente... "temos a subida á nossa espera" Brutal... mais uma vez senti que ainda não sou capaz de a subir de uma vez só, 3 paragens para umas quantas fotos e sem esforçar muito lá chegamos ao topo, "Mizarela" a famosa cascata de mais de 60mts do rio "Caima" ficava agora para trás... bem, ficava porque a Tasquinha das sandes de presunto estava mesmo ali!!! que bem que soube, continuando a pedalada, entramos num excelente single track, a partir desse single entramos na verdadeira serra da "Freita", pois é trilhos fantásticos, pedra QB, caminhos muito pouco transitáveis, subidas deliciosas! descidas técnicas, pequenos cursos de água, alguns pântanos, ...bem pedalar em diversos ambientes e sempre com a companhia dos "Bovinos" a carne Arouquesa pode ser do melhor, mas passar no meio dos Touros quando estes estão na sua hora de repasto, é de ter respeito, aconteceu o momento alto, paramos em frente aos "Bovinos" e desmontamos, respiramos fundo e em pleno silencio, arrancamos na sua direcção, tínhamos de os ultrapassar... alguém se lembrou de "abrir" a boca e dizer a maior "asneira" #...ó pá até estamos vestidos de vermelho e tudo...# bem...sem comentários!!! após este momento alto seguimos em direcção a "Gestozinho" ai encontramos uma calçada muito antiga, muito difícil de transpor pedalando, e quanto mais pedalávamos mais sozinhos ficávamos, o Barulho do Silêncio era brutal, as pedras e rochas eram a companhia, a vegetação baixa, o cheiro, a pureza do ambiente, e a leve brisa que passava, era divinal, aí chegávamos aos 1073mts de altitude, com a descida rápida até a aldeia de "Cando" tirávamos a famosa fotografia da praxe, o famoso tractor ali deixado a alguns anos, provavelmente morreu ali após a mudança de um pneu!!! o Sol já estava alto, o estômago pedia algo, e ainda tentamos almoçar no restaurante "Espinheiro" mas era melhor voltar em outra altura para provar ali a carne Arouquesa, sem mais demora, seguia-se o final a vista, excelente por sinal a parte final, não doía muito, mas moeu um pouco!!!
4h22m a pedalar, 1h50m a desfrutar umas paragens!! 41,7km 1300nts de acumulado máximo de velocidade de 70,2km/h GPS! ...tá feito, a FREITA é nossa... KUNALAMA do melhor!!

Agradecimentos ao Sílvio pelo track!

Abraço

bartes -13-