sábado, 2 de maio de 2009

Á Conquista da Serra da Freita

Boas!

Freita... até que enfim foi conquistada!

Pois é, já lá tinha feito a incursão, mas tinha sido atalhada na "Mizarela" devido ao mau tempo!
Desta feita foi conquistada a Freita pelos "Kunalama" ...esses malucos das trialheiras!!! eu, o Vítor e o Joaquim, sem duvida a companhia ideal para um excelente track que o amigo "Sílvio Ferraz" me tinha enviado.

8h15 da matina e já nos fazíamos a estrada a caminho da "Freita", Merujal foi o ponto de partida, o tempo ajudava a um belo dia de empeno e bastante ensolarado, Parque de Campismo de Meruja ficava para trás, e o inicio já estava em marcha enquanto passava a mensagem de que a chegada a aldeia da "Ribeira", e a sua subida a "Mizarela" seria sublime e de um esforço brutal! é um local que não deixa ninguém indiferente, a excelência da paisagem ficava na retina, mais umas fotos e siga em frente... "temos a subida á nossa espera" Brutal... mais uma vez senti que ainda não sou capaz de a subir de uma vez só, 3 paragens para umas quantas fotos e sem esforçar muito lá chegamos ao topo, "Mizarela" a famosa cascata de mais de 60mts do rio "Caima" ficava agora para trás... bem, ficava porque a Tasquinha das sandes de presunto estava mesmo ali!!! que bem que soube, continuando a pedalada, entramos num excelente single track, a partir desse single entramos na verdadeira serra da "Freita", pois é trilhos fantásticos, pedra QB, caminhos muito pouco transitáveis, subidas deliciosas! descidas técnicas, pequenos cursos de água, alguns pântanos, ...bem pedalar em diversos ambientes e sempre com a companhia dos "Bovinos" a carne Arouquesa pode ser do melhor, mas passar no meio dos Touros quando estes estão na sua hora de repasto, é de ter respeito, aconteceu o momento alto, paramos em frente aos "Bovinos" e desmontamos, respiramos fundo e em pleno silencio, arrancamos na sua direcção, tínhamos de os ultrapassar... alguém se lembrou de "abrir" a boca e dizer a maior "asneira" #...ó pá até estamos vestidos de vermelho e tudo...# bem...sem comentários!!! após este momento alto seguimos em direcção a "Gestozinho" ai encontramos uma calçada muito antiga, muito difícil de transpor pedalando, e quanto mais pedalávamos mais sozinhos ficávamos, o Barulho do Silêncio era brutal, as pedras e rochas eram a companhia, a vegetação baixa, o cheiro, a pureza do ambiente, e a leve brisa que passava, era divinal, aí chegávamos aos 1073mts de altitude, com a descida rápida até a aldeia de "Cando" tirávamos a famosa fotografia da praxe, o famoso tractor ali deixado a alguns anos, provavelmente morreu ali após a mudança de um pneu!!! o Sol já estava alto, o estômago pedia algo, e ainda tentamos almoçar no restaurante "Espinheiro" mas era melhor voltar em outra altura para provar ali a carne Arouquesa, sem mais demora, seguia-se o final a vista, excelente por sinal a parte final, não doía muito, mas moeu um pouco!!!
4h22m a pedalar, 1h50m a desfrutar umas paragens!! 41,7km 1300nts de acumulado máximo de velocidade de 70,2km/h GPS! ...tá feito, a FREITA é nossa... KUNALAMA do melhor!!

Agradecimentos ao Sílvio pelo track!