sábado, 8 de agosto de 2009

Travessia tras-os-Montes Douro 09












Boas!

"...um dia vou fazer a viagem de comboio pelo Tua..."

Este pensamento já tinha mais de uma década, adiei por varias razões, e hoje em dia as coisas ficaram muito diferentes, em meados de Março numa das minhas visitas á FNAC encontrei o livro que me fez relembrar a época "antiga" aquela que me fez ouvir novamente as maquinas a "vapor", "Pelas Linhas da Nostalgia" ...foi exactamente o que senti quando li, e me apercebi que 20 anos depois Portugal perdeu 700km de linha férrea, sim, 700km.
Como a vida passa e não nos damos por isso, pensei então, se em 20 anos se perdeu tantos km de linha, eu tenho já de começar as minhas viagens, embora sempre perdidas no olhar silencioso de todas as Estações e Apeadeiros que por ai ficaram perdidos.

A mais recente linha a ser fechada... se definitivamente ou não, isso não sei, mas deixo que o "Capitalismo" o decida! ...não tinha pressa para fazer a subida da Linha do Tua, sabia que não teria a companhia do Comboio!!

Depois de ter lido e pesquisado, lá "construí" a incursão em moldes de Travessia de 3 dias pelo Douro a cima, Tua-Mirandela (Linha do Tua) 1º Dia 5 de Agosto de 2009, (a continuação da linha do Tua) Mirandela-Vale da Vilariça 6 de Agosto 2º Dia o 3º Dia era a passagem em V.Flor-Pocinho (com passagem na linha do Sabor)

Dia (1)

-» 8h01 Partia da Estação de Penafiel e como destino tínhamos a Estação do Tua, bartes -13- na companhia de mais um Kunalama, o Sérgio! partíamos á aventura do Douro! Viagem tranquila com uma fabulosa paisagem sempre ao nosso lado, vale bem a pena viajar de "train". Tua... já tinha a recepção preparada, uma fantástica parede de 500mts de acumulado em menos de 7km... duro, muito duro, o terreno é brutal para quem leva os alforges! as vinhas ao nosso lado, as paisagens únicas no Mundo, o prazer de pedalar e de estar na presença visual de umas das mais belas linhas do Mundo, fazia com que tudo se tornasse possível, o micro clima do Douro, para quem não acredita, que fique bem claro que tínhamos previsto 27ºc e apanhamos por 2 vezes 41ºc, não é brincadeira! a chegada a Pombal de Ansiães pelas 14h foi a melhor coisa que fizemos, não arriscamos a descer ao rio Tua pois não tínhamos a certeza se seria possível atravessar a rio.
Depois de um pequeno descanso de 1h30 seguimos até a Brunheda, entramos num trilho junto ao rio Tua com a linha na outra margem, seguimos até Abreiro, depois Vieiro e deliciamos-nos com a descida até a linha novamente, fantástico! desde ai seguimos sempre a linha até Mirandela! dia em cheio, mas a dureza das temperaturas do micro clima do Douro são brutais!

Dados: 70km 1700mts de acumulado
-----------------------------------------------------------------------------------------
Dia (2)

-» 8h30 arrancamos para o 2ºDia de aventura, o dia nasceu bem ameno e com as nuvens a ajudarem a que a temperatura nos ajudasse á ascensão a Macedo de Cavaleiros, na mira ficava sempre a via férrea, essa que já está desactivada a mais de uma década, essa ligação da linha do Tua até Bragança já foi esquecida pelas gentes da Terra Quente, as paisagens são diferentes, o que no dia anterior eram picadas acentuadas devido as vinhas de Douro, hoje tínhamos uma espécie de planaltos coloridos e desenhados pelas oliveiras e algumas árvores de fruto, ascendemos aos 650mts de altitude antes de Macedo de Cavaleiros, pedalamos nas calmas para almoçarmos com calma no Montanhês em Macedo, a chegada ao restaurante foi feita já com o céu limpo e com o calor a subir com força!, depois de um bom repasto e com um pequeno descanso forçado pelo calor que já se fazia sentir, foi hora de seguir para a albufeira do Azibo, fantástica albufeira com um perímetro de 25km e com um excelente aproveitamento par degustar tantos imigrantes que voltam em Agosto para perto das suas famílias, as paisagens envolventes do Azibo faziam sentir vontade de parar e desfrutar uma "praiasinha" foi tempo de seguir para o Vale da Vilariça, deixando a serra de Bornes para uma próxima, pois já nem assim chegávamos com luz do dia, foi hora de atalhar pela n102 e pedalar 1h30 para chegar ao destino com a luz do dia, e foi o que aconteceu, nos últimos 10km já tivemos de montar as luzes, foi pena não ter apanhado o sol aberto na zona do inicio do Vale, que é sem duvida um dos mais belos Vales de Portugal, mas ainda deu para umas quantas fotos.

Dados: 101km 1700mts de acumulado

-----------------------------------------------------------------------------------------
Dia (3)


7h45 Arrancávamos para o 3º e ultimo Dia de aventura, com as horas um pouco controladas devido ao horário do comboio no Pocinho, sabíamos que tínhamos de pedalar bem até V. Flor, sabíamos que eram 600mts de acumulado em pouco mais de 15km e que poderia ser penoso se as temperaturas fossem iguais as do primeiro dia, não se confirmou, a manha até esteve amena e fizemos a ascensão em pouco mais de 2h o que deu para desfrutar um pouco em V. Flor e até comprar um frango do churrasco para comer-mos antes da descida para o Sabor, os trilhos eram fantásticos, tivemos umas paredes para fazer antes da aldeia de Mourão de uma brutalidade do "caraças" cheguei mesmo a pedalar aos esses! mas em cada subida tínhamos as vistas do Vale da Vilariça que eram uma delicia para qualquer um, depois de Mourão tínhamos mais umas surpresas a nossa espera, para já tudo corria bem até mesmo com o frango as 13h numa sombrinha de um pinhal junto as Antas de Vilarinho da Castanheira, seguimos depois de mais um pequeno descanso, para a descida para o Vale do Sabor, gostei de ter descido a aldeia de Cabeça Boa, pois a calçada deveria ter uma inclinação de uns 25%... assim que desfrutamos a descida e as fabulosas paisagens, passamos a foz do Sabor e entramos em plena vinha em socalcos que nos levava a linha desactivada do Sabor, é pena que esteja ao abandono pois depois de ter lido que seria algo único as sua paisagens o que acabei por confirmar, fabulosas e sempre a acompanhar o Rio Douro até ao Pocinho, onde liga e também acaba uma outra linha, a de Barca D´Alva, esta desactivada...mais uma! será a próxima visita! a ver vamos ...Barca D´Alva a vista.

Dados: 53km 1300mts de acumulado

TODAS AS FOTOS AQUI!

2 comentários:

Anónimo disse...

boas bartes,

Já vi que chegaste inteiro e de boa saúde...deve ter sido bem puxado e duro...De qualquer forma parabéns por mais este teu desafio superado....Abraço nuno guilhufe

Anthology disse...

viva companheiro do pedal

Li a tua crónica no forumbtt, simplesmente deslumbrante!

Continua a desfrutar ao máximo daquilo que o BTT consegue oferecer-te!

Abraço e boas pedaladas
www.cheiroaterramolhada.blogspot.com