sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Á Conquista da Serra de Montemuro






Boas!

Como Já se sabia... eu andava morto por subir a serra de Montemuro, com a partilha desta vontade o amigo Kunalama Mário alinhou, e tambem estava cheio de vontade de votar a degustar a comida do "recanto dos carvalhos", restaurante tipico da aldeia da "gralheira" local onde arrancamos para mais um excelente dia a pedalar.

As 8h no local de encontro, pronto para arrancar, já estava eu á espera do Mário, assim chegado e com o pequeno almoço tomado, seguimos para a "gralheira" demoramos 1h20mts pois o gelo não dava para facilitar na condução. As 10h10m arrancamos para a conquista de trilhos em Montemuro.

Subimos pelos estradões de uma pedreira existente na zona e no sentido do Parque Eólico, entramos numa trialheira para fazer ligação ao Parque Eólico do Pinheiro (alto de Montemuro) foi excelente pedalar com lama gelada, parecia que estávamos a partir nozes!! com pequenas subidas e descidas, e chegados ao Parque do Pinheiro seguimos pelos estradões até a Estrada Nacional, ali junto as bombas de gasolina tínhamos um marco da história, acho eu que será uma Capela de 1717, toda ela murada, e muito difícil de detectar por quem lá passa, visitamos o miradouro e seguimos para o Parque Eólico superior e depois de o percorrer entramos numa trialheira técnica e descemos em ziguezague até a aldeia de Mós, linda aldeia esta, subimos para a aldeia por caminho de pedra tipo calçada romana, bebemos agua da serra, pura água, cristalina, descemos um caminho próprio para regadio, em que os donos são donos á vez! e antes de fazer a ascensão da serra de montemuro, pois estávamos a 686mts de altitude, passamos um ribeiro onde um Moinho e uma ponde em folha de pedra por ali ainda existe...já com uma de betão mesmo ao lado, a ascensão foi dura e deixou marcas... as pernas já se queixavam quando chegamos novamente a Estrada Nacional, voltamos a fazer os trilhos até a "Gralheira" com passagem pelo marco geodésico dos 1395mts de altitude e visita ao Parque Eólico do Pinheiro assim chegados novamente a Aldeia da "Gralheira", esperava-nos um belo banho quente na casa de um Amigo meu, o "Recanto dos Carvalhos" típico restaurante da zona viu-nos chegar para almoçar uma bela Posta de Vitela com batata a murro acompanhada com couve vinho e uma sobremesa da casa do melhor...

"assim passeio pelo Portugal rurar!"

Foram 39km, 1365mts de acumulado 3h40m a pedalar em 4h32m no seu total... um excelente empeno!
Mais Fotos  AQUI

2 comentários:

MOTOCABRAS DA GRALHEIRA disse...

MAS VALEU BEM A PENA PEDALAR ATE A LINDA ALDEIA DA GRALHEIRA !!!

Luis Avelino disse...

da proxima avisem q eu tbm vou!!!! mtos parabens pelo feito.... estes sitios vão estar sempre aki!!!! vou eu proprio agendar uma deslocaçaõ, ainda q seja sozinho!
abraço e boas pedaladas!!!msn : luis_avelino@hotmail.com

residencia : porto
coração : entre resende e cinfaes!