sábado, 23 de abril de 2011

Douro a cima por Gosto! Pascoa 2011

Olá,

Já tinha programado este trajecto Douro a cima! contudo a escolha do dia era recente, uma Pascoa 2011 diferente nesta perspectiva, contava sair bem cedo no Sábado 23 Abril véspera de Pascoa, a previsão do tempo para este dia era um pouco incerta e por isso não me fiz a estrada como programava pela manhã, depois de ter quase certa a confirmação que seria um bom dia primaveril com muito pouca probabilidade de chuva pelo caminho até Alijó - S.M.Ribatua, a rota era esta, pedalava pela N108 sempre com o Rio Douro ao meu lado e as suas belas quintas com os seus socalcos vinhateiros, assim muito perto das 13h da tarde arranquei para a estrada com a minha "fininha" e a solo pedalei a bom ritmo (passeio), desfrutei mais uma vez este magnifico cenário Rio a cima, o Douro é fantastico!.

Desci a Entre-os-Rios, atravessei o Rio Tâmega no Torrão e depressa passei por Alpendurada de Matos segui na N108 até as belas freguesias do concelho de Baião, em Mosteirô esperava-me a primeira subidinha digna, da Pala a Ancede e Eiriz são uns bons 450mts de altitude acumulada, já com uns bons 40km feitos, registava uma media de 28km/h, continuei em direcção a travessia do Rio Douro para Resende, mantive a N108 até Mesão Frio, bonitas quintas e excelentes paisagens ficavam para trás, assim desci até a Régua com o Rio mesmo ao meu lado, fiz a 1ª paragem para reabastecer na Régua, com 78km já feitos, assim que reabastecido depressa me pus a caminho do Pinhão, altura que pedalei 25km rolantes sem grandes desníveis, desta feita já na margem Drt do Rio Douro, passei por muita gente que passeava como eu e desfrutava de tão belas paisagens, em pouco tempo cheguei ao Pinhão, voltei a cruzar o Rio Douro e parei pela 2ªvez, desta feita para tirar umas fotos e ganhar!! forças para o desnível que me esperava até Favaios, já tinha uns bons 105km feitos e esta seria a ultima subida e que subida!! foram 12km e 700mts de altitude de diferença, mais uma vez as quintas eram as minhas companheiras pela subida, era tempo de dar o máximo, sabia que era já ali... fonix Favaios demorava a aparecer!!! assim chegado, foi tempo de relaxar até Alijó e pedalar mais uns 5km até ao destino final, S.M. Ribatua.
Foram 124km em 5h20min, uns bons 1950mts de acumulado no mínimo!
Pronto, cheguei cheio de vontade de beber uns bons "favaios" e bom vinho!




Abraço

Bruno bartes

domingo, 10 de abril de 2011

BTT da PORTELA-Pias-Monção 10 Abril 2011


                Desta feita viajamos até ao Norte de Portugal, Monção, a prova desenrolava-se em Portela/Pias a pouco mais de 8km de Monção, a convite dos CCMonção Btt organizamo-nos e 5 Kunalamas participaram na prova BTT da PORTELA-Pias-Monção 10 Abril 2011.



Desfrutaram a hospitalidade na Vila de Monção, 2 Kunalamas e respectivas famílias, os restantes viajaram no próprio dia, e foi com muito gosto que saímos de Penafiel as 7h da manhã, assim que chegamos e já devidamente preparados para a partida da prova, recebemos as ultimas indicações do percurso que iríamos encontrar, esperávamos umas lingas subidas mas as suas descidas seriam imperiais, em formato de single track, estávamos com curiosidade… um inicio rolante nos primeiros 5km, onde iniciaríamos a primeira subida, esta não muito técnica, embora subiríamos dos 200mts altitude até aos 500mts, ai iniciávamos um excelente single track a serpentear montes de rara beleza, pois afinal estávamos em plena zona do norte do Gerês, finda a descida e novamente a uma cota baixa, cerca de 100mts de altitude, pedalamos poucos km em forma rolante em zona de bosque, sabíamos que iríamos subir até aos 700mts de altitude, subida esse bem penosa, fizemos em ritmo de passeio, desfrutamos umas belas fotos.
O reforço estava mesmo no topo do percurso, paragem para ingerir algumas calorias e líquidos, e que bem que souberam, depressa iniciamos a melhor parte do percurso, descíamos em denso bosque a fazer lembrar filmes “americanos”, e em seguida um single track de 6/7km a serpentear novamente a Serra com vistas de cortar a respiração, afinal o Gerês é simplesmente fantástico, temos de voltar e conhecer o mais rápido possível este parque natural do Gerês!! Deve ser fantástico.
Assim que chegamos ao final da prova, bem satisfeitos pelo excelente dia de Btt, tivemos o conhecimento que 2 Kunalama se tinham envolvido num pequeno acidente mesmo na chegada á meta, fica para história uma serie de escoriações nos braços e pernas do Kunalama Mário, á e o Martins também tinha experimentado o gosto pela queda este durante o percurso descendente.
Parabéns a todos os intervenientes e novamente os Kunalama em grande.
Portugal tem locais fantásticos, novamente provamos isso.

Bartes13

Fotos Aqui - FOTOS