domingo, 25 de janeiro de 2009

Por Penafiel mas com granizo!!












Boas!

Embora o dia não tenha sido muito agradável para a pratica de BTT... Saraiva QB, parecia que tinha novamente Nevado aqui pela zona de Penafiel.

Foi um passeio a fazer lembrar o vasto grupo das Termas, agora um pouco desencontrado!
Contudo a voltinha domingueira fez-se passar no alto de "Canelas" "Loureiro" "Capela de S. Pedro" "Descida da Lixeira" "Parque de Merendas de Cabroelo" "Pista de Rally" "Mosinho" e regresso por "Valpedre", 34km 800mts de acumulado, 2h30 a pedalar. Fiz o teste a minha recente aquisição, GT Force 3 melhorada e apetrechada de material novo a estrear! há primeira vista nada de novo, a condução é muito idêntica, só se sente algumas diferenças é na suspensão da frente, a minha antiga PIKE 454 é muito superior mas terei de me adaptar a esta nova Marzocchi xc600 ata 2, também testei os meus novos Pneus No Tube by bartes 13 para já muito bom, ter tubless por pouquinhos euros é fantástico!!! passeio com um granizo do car#$%... nem é bom!!! a muito que não via cair granizo com tanta rapidez e quantidade, são sempre novas experiências!! desta feita foi pedalar em cima de granizo!!!


Algumas fotos... o Castro Mosinho no seu esplendor!!



Abraço

bartes -13-

sábado, 24 de janeiro de 2009

Nos últimos 20 anos , Portugal perdeu 700 Kms de vias férreas


"Tal como as vias romanas, os trilhos dos contrabandistas, as estradas militares ou os itinerários de transumância pastoril, estes caminhos são parte integrante do nosso património e da nossa memória colectiva. Não os deixar desaparecer, popularizá-los e dar-lhes nova vida é o objectivo deste livro. Desde as linhas de via estreita do Douro e Vouga, aos raios da antiga «Estrela de Évora», sugerem-se caminhadas sobre troços ainda com carris, trajectos em ciclovias ou itinerários por plataformas onde em tempos houve linha e que, às vezes, já mal se reconhecem, quando não se confundem com outras veredas."


"Nos últimos 20 anos , Portugal perdeu 700 Kms de vias férreas, desactivadas em nome da boa gestão, do controlo do défice e dessa abstracção onde tudo cabe chamada progresso. À evidência, nem o país ficou mais rico, nem as populações mais bem servidas."

Comprei este livro, e estou a ficar entusiasmado, em fazer planos para partir a aventura...

Abraço

bartes -13-

domingo, 18 de janeiro de 2009

2º Raid BTTombos Sobreira 2009




Boas!

Amigos pedalantes... Raid é isto mesmo, lama, muita lama... fonix o terreno na zona é fantástico, na primavera costumo andar por ali mas a lousa não faz das suas...
...já não posso falar do dia de hoje, a lousa, a lama e a adrenalina na passagem de alguns locais levou-me a experimentar pela 1ª vez 4 vezes o soalho!

Quanto ao trajecto foi muito porreiro e os BTTombos souberam deliciar-nos com umas "pontes" como em Sobrado e uns sigles fantásticos!

Bem 38km, 1500mts de acumulado 3h a pedalar! ...e... 4 malhos a Patrão!!!
Sim 4 valentes malhos, dureza hoje! o gelo lá em casa não chega para as encomendas!!

Abraço

domingo, 11 de janeiro de 2009

Penafiel e o manto branco!!! ...não poderia perder!








Boas!

Fantastico dia para a pratica do BTT... com Neve em Penafiel!! ...talvez daqui a 20 anos repetimos a dose!!!

Bem um passeio do melhor, não fosse a neve, esta era traiçoeira as vezes, pois a pedrinhas do caminho em muitos locais estavam camufladas pelo manto branco, que enchia a paisagens belíssimas deste nosso concelho nesta manhã domingueira!
Palavras para quê! era Neve... posso dizer que foi a 1ª vez que pedalei a serio no manto branco, de tão belas paisagens, diferente mas um passeio igual a tantos outros, embora sem bicicleta para pedalar, (pois estou desde Sábado a espera pelo novo quadro) ...bem, sem bicicleta não, hoje pedalei na "velhinha" do KUNALAMA "Mário" uma "zork" fantástica, ficou provado de que quem pedala é que conta!!! ...vivó bartes -13- , hoje mereço um elogio, a vontade de pedalar na Neve foi maior.
35km 1000mts de acumulado e muita Neve!!!!!

...fica para a prosperidade!!!!!

Abraço

bartes -13-